sábado, 21 de abril de 2012

Duquesa de Goiás


Isabel Maria de Alcântara Brasileira


Isabel Maria
Duquesa de Goiás
Condessa de Treuberg
Baronesa de Holsen
CônjugeErnesto de Treuberg
Descendência
Maria Amélia
Fernando
Augusta
Francisco
Nome completo
Isabel Maria de Alcântara Brasileira
PaiD. Pedro I do Brasil
MãeDomitília de Castro e Canto Melo
Nascimento23 de maio de 1824
Rio de JaneiroBrasil
Morte3 de novembro de 1898 (74 anos)
Murnau am StaffelseeBaviera


Dona Isabel Maria de Alcântara Brasileira, primeira e única Duquesa de Goiás (nascida no Rio de Janeiro, 23 de maio de 1824 — falecida em Murnau, 3 de novembro de 1898), batizada a 31 de maio de 1824. Era filha de D. Pedro I e de sua amante, Domitila de Castro Canto e Melo, a marquesa de Santos.
Legitimada, ou seja, reconhecida como filha do imperador, em 24 de maio de 1826, em decreto que lhe concedeu o título de Duquesa de Goiás, dando-lhe tratamento de 'Alteza'. Graças a isso foi enviada ordem ao quartel general das forças armadas para prestar continências à menina. Era assim uma princesa brasileira e foi considerada no Primeiro Reinado uma espécie de protetora da província de Goiás.


Em 4 de julho de 1826 foi agraciada com o título de Duquesa de Goiás, com tratamento de Alteza. Dois dias antes a mãe, a marquesa de Santos, divorciava-se do marido: 21 de maio de 1824, mas D. Pedro I se encontrava casado com D. Leopoldina.
Com a morte de D. Leopoldina, a expulsão da Corte de sua mãe, a Marquesa, em virtude do novo casamento de D. Pedro com Imperatriz D. Amélia, tentou novamente trazer a duquesa para junto de si, no Palácio São Cristóvão, mas a nova Imperatriz se recusou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário