sábado, 21 de abril de 2012

Duque de Caxias


Luís Alves de Lima e Silva



Luís Alves de Lima e Silva
Senador do Império do Brasil CoA Empire of Brazil (1847-1889).svg
Luís Alves de Lima e Silva.jpg
Senador do Brasil pelo Rio Grande do Sul
Mandato:6ª a 17ª Legislatura (senador vitalício)
Primeiro-ministro do Brasil
Mandato:(1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878)
Ministro da Guerra do Brasil
Mandato:1855 — 1858 e 1861 — 1862
Presidente da província do Rio Grande do Sul e do Maranhão
Mandato:1840 — 1841, 1842 — 1846
Nascimento:25 de agosto de 1803
Porto da Estrela
Falecimento:7 de maio de 1880 (76 anos)
Desengano
Títulos:Duque de Caxias, Marechal-de-campo de Dom Pedro II,Veador da Casa Imperial, Conselheiro de Estado e Guerra, Comendador daOrdem de São Bento de Avis, Grã-cruz da Ordem Militar de Avis, Grã-cruz da Imperial Ordem da Rosa, Grã-cruz daImperial Ordem do Cruzeiro, Grã-cruz da Imperial Ordem de D. Pedro I, Grã-cruz daOrdem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa[1]
Monarca:Dom João VIDom Pedro I eDom Pedro II
Pai:Francisco de Lima e Silva(barão de Barra Grande)
Mãe:Mariana Cândida de Oliveira Belo (baronesa de Barra Grande)
Consorte:Ana Luísa de Loreto Carneiro Viana (Duquesa de Caxias)
Partido:Conservador
Profissão:militar (Patrono do Exército brasileiro)
Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, (Porto da Estrela25 de agosto de 1803— Desengano7 de maio de 1880), alcunhado O Pacificador ou O Marechal de Ferro, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil.
Filho do brigadeiro e regente do Império brasileiroFrancisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no exército do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves(1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória "apoteótica" é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.
Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída deoficiais superiores e generais do exército português, e, posteriormente, aquando daindependência do Brasil, em 1822, do exército brasileiro. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.

Títulos e condecorações


Armas do duque de Caxias, nas quais figuram as armas das famílias Silva, Coutinho, Lima, Brandão, Soromenho e Ferreira. Também utilizadas por alguns de seus parentes.
Títulos nobiliárquicos
Títulos agremiativos
Condecorações

Galeria:






Nenhum comentário:

Postar um comentário