sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ordem da Torre e da Espada Medalhas do Brasil Real e Imperial (1808- 1889)




D. João Príncipe Regente, no chegar ao Rio de Janeiro, instituiu, em 13 de maio de 1808, a primeira Ordem no Brasil e, ainda, na América do Sul. Posteriormente, foi regulamentada, em 29 de novembro do mesmo ano. Criada para comemorar seu desembarque em nossa terra e a salvação da monarquia portuguesa, serviu também para "premiar os distintos serviços de alguns ilustres estrangeiros, vassalos de meu antigo e fiel aliado El Rei da Grã-Bretanha, que me acompanharam com muito zelo nesta viagem".
Apesar de ter sido a primeira Ordem criada no Brasil, a Ordem da Torre e Espada foi instituída como ordem portuguesa, e assim se conservou durante a permanência, entre nós, da sede do Governo Português. Nesse período, não foi entregue a brasileiros.
Em 1821, quando D. João VI retornou a Portugal, foram transferidos também, para lá, os livros de registro da Ordem.

Um comentário:

  1. Bom dia,
    Sou o autor do libro "Viagem das Insígnias. Valor e Lealdade" e não posso deixar de esclarecer que a Ordem da Torre e Espada foi atribuída a brasileiros. Mais ainda, se o autor do Blogue tivesse assistido á minha conferência no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (ou lido os Anais do IHGB) saberia que a Ordem da Torre e Espada foi de fato uma Ordem Honorífica Luso-Brasileira.
    Aconselho a comprar o meu livro (que tem o Rol completo das pessoas que a receberam desde 1808) que está á venda na Loja do Museu Histórico Nacional, no Rio de janeiro.
    Melhores cumprimentos,
    António Miguel Trigueiros
    Da Academia Portuguesa de História

    ResponderExcluir